O que é? E sintomas mais comuns

O medo de falar em público, também conhecido como Glossofobia, é algo comum de se encontrar na população em intensidade baixa, ou seja, possui uma certa insegurança, mas não impede que o indivíduo de realizar um discurso ou uma palestra por exemplo, sem muitos problemas. Quando alguém possui este medo em um nível mais alto e é sujeitado a uma atividade de falar para uma quantidade maior de pessoas, geralmente é acompanhado por sintomas como: ansiedade excessiva, sensação de boca seca, tremor nas mãos e pernas, suor excessivo, dificuldade de concentração, palpitações, e em alguns casos mais extremos pode causar náuseas, vômitos e o “congelamento” em que a pessoa “trava” e não consegue prosseguir com a tarefa.

 

Qual a causa deste medo?

Não existe uma causa específica, mas pode ser uma consequência de algum trauma de infância ou mesmo na fase adulta, ou de uma insegurança acompanhada de baixa autoestima. Um medo, consideravelmente pequeno, de falar em público quando é “alimentado”, ou seja, quando a pessoa ao invés de enfrentar essa dificuldade inicial começa a evitar sempre essas situações desconfortáveis, essa ansiedade normal pode evoluir para um pânico quase incontrolável.

 

Existe tratamento para quem tem medo de falar em público?

Existe tratamento sim!!! Através da orientação e ajuda de um profissional qualificado é possível desenvolver autoconfiança e autoestima com exercícios de hipnose, foco de atenção, PNL (programação neurolinguística), psicologia.

 

5 dicas para quem tem medo de falar em público:

  • Você NÃO precisa saber todas as respostas! Caso alguém pergunte algo que não tenha a resposta na hora, diga: Excelente pergunta! Prefiro aprofundar nesse assunto e te dar uma resposta mais completa, me passa seu contato por favor (ou algo parecido, fique tranquilo, NINGUÉM nesse planeta sabe de tudo, tudo sobre o assunto a ser falado, sempre há o que aprender)
  • Grave um vídeo e se assista depois, assim conseguirá perceber sua evolução,
  • Treine na frente do espelho;
  • Comece com públicos menores;
  • Faça uma apresentação de Power Point;
  • Saiba que as pessoas não estão julgando você;
  • As pessoas sabem menos que você sobre o assunto.

 

Você possui este medo e quer ajuda para eliminá-lo?

Entre em contato comigo! Estou a sua inteira disposição e AMARIA te ajudar!!!

A minha alegria é ver você com menos sofrimento e mais felicidade! Bora ser Feliz?!